Scanneamento Laser 3D
- Conceituação do Scanneamento 3D
A utilização do Laser Scanner Terrestre (LST) tem se expandido muito nos últimos anos no campo da documentação gráfica e métrica de objetos, principalmente, por ser uma técnica não-destrutiva e não-invasiva, que não envolve contato direto. Lasers Scanners são equipamentos de Sensoriamento Remoto que possibilitam o levantamento de um grande número de dados da superfície observada, com elevada precisão e uma rápida taxa de aquisição (milhares e até milhões de pontos por segundo). (BELLIAN; KERANS; JENNETE, 2005).
O princípio básico de funcionamento do LST é a medida do tempo necessário para que um pulso de laser viaje do transmissor até a superfície refletora do alvo e de volta ao receptor. O feixe luminoso emitido pelo equipamento viaja através da atmosfera e interage com o objeto alvo. Os átomos e moléculas constituintes do alvo refletem ou absorvem a radiação eletromagnética e seu retroespalhamento dá origem à detecção remota do laser. (WEITKAMP, 2005). Os arquivos gerados pelo LST baseiam-se em uma estrutura onde são armazenadas as coordenadas dos pontos no espaço (x, y, z), o valor de intensidade de retorno do pulso laser (I) e, caso haja disponibilidade, os valores provenientes da câmera fotográfica digital acoplada ao equipamento (RGB). (BORDIN et al., 2013c). O produto final de um escaneamento é uma nuvem de pontos com coordenadas espaciais e suas intensidades correspondentes, formando uma imagem em 3D da estrutura escaneada. (GONZÁLEZJORGE et al., 2012).
O LST é montado em um tripé ou em veículos e pode digitalizar a paisagem em torno da sua localização. Scanners panorâmicos digitalizam a área circundante num padrão sistemático com cobertura de 360º no plano horizontal e aproximadamente 270º em relação ao plano vertical. (POPESCU, 2011).
Com o Laser Scanning 3D, temos um “clone” da realidade permitindo identificar detalhes nunca antes possíveis. Estudos, projetos e pesquisas realizadas com dados obtidos do Laser Scanner têm garantia de maior nível de detalhes e, consequentemente, o produto elaborado a partir deles pode ser mais rico e assertivo. Através do dado mais básico do Laser Scanning 3D, que é a Nuvem de Pontos em três dimensões, podemos executar modelagens (2D ou 3D) ou a extração de informações que visam atender uma determinada finalidade. Basicamente, o objetivo se classifica em três níveis de detalhes: As Built, As Is e As Found.
- Lazer Scanner Focus M 70
- Etapas de Desenvolvimento do Trabalho
- Exemplos de Scanneamentos de Estruturas/Equipamentos
Abaixo exemplos de serviços realizados utilizando o Lazer Scanner Scanneamentos. Como pode ser visto trabalhos envolvendo prédios industriais, estruturas secundárias, equipamentos mecânicos, , tubulações, etc: